Imbituba: a bola da vez no litoral Sul de Santa Catarina, desponta nos aluguéis de temporada

24 de janeiro de 2022

Com a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais impactados. Por outro lado, com a flexibilização e a vacinação, o perfil do turista foi modificado, buscando outras alternativas que evitem aglomerações, optando por espaços mais reservados como casas e apartamentos.

NOVA TENDÊNCIA: TURISMO DOMÉSTICO

Uma das principais mudanças ocasionadas pelo coronavírus foi a tendência de visitantes e famílias optarem por uma nova onda mundial: o turismo doméstico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecormércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) para entender o novo período do setor para 2022, o público interno é uma das grandes apostas para a recuperação do setor. Os dados apontam que 91,9% dos entrevistados vão circular dentro do Brasil e apenas 8,1% deve ir para o exterior. Entre os destinos nacionais, Santa Catarina lidera a preferência (38,4%), seguido pelo Nordeste (15,6%).
Além disso, o litoral catarinense é uma região de rara beleza que oferece aos seus visitantes uma inesquecível experiência que alia lazer, gastronomia, conforto e segurança. Não à toa, o Estado chega a receber 2,5 milhões de visitantes na alta temporada, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mesmo em um momento de franca recuperação, uma projeção da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que o setor teve um aumento no volume de vendas de 21,9% em 2021, na comparação com o ano anterior. Enquanto isso, a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) aponta que a demanda por viagens deu um salto nos últimos três meses de 2021.
As perspectivas são animadoras para a economia de Santa Catarina que tem no turismo, um dos seus principais pilares.
IMBITUBA ENTRE OS 10 DESTINOS MAIS PROCURADOS
Uma pesquisa encomendada pelo Airbnb, revelou as novas preferências dos turistas quando o assunto é destino. Não é recente que Imbituba tem sido uma das cidades que mais crescem no Sul do estado, não só na economia por seu comércio e negócios diversificados, mas pela alta demanda no setor do turismo, uma das principais vocações naturais da cidade.

Apesar de conhecida mundialmente pela Praia do Rosa, Imbituba possui praias que agradam a todos os gostos. Um dos principais cartões postais de Imbituba, a Praia da Vila foi um dos principais destinos dos praticantes de surfe. Isso porque a cidade já foi sede do campeonato mundial do esporte, o WCT.
A Capital Nacional da Baleia Franca, que recebe turistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de estrangeiros, tem se tornado o ponto alto daqueles que planejam se reconectar com a família. Com isso, a Praia da Vila e arredores, tem se ornado uma ótima opção para quem quer curtir a família e os amigos, estar perto do mar, e ter serviços e infraestrutura ao seu alcance.
A pesquisa identificou ainda, que só no segundo trimestre de 2021, os entrevistados optaram por passar longos períodos em cidades de até 500 km de distância, próximo da natureza e da família, já que o trabalho ou estudo remoto permitiram uma mudança de local e rotina.
Revelou também que, 75% optaram por municípios menores de até 50 mil habitantes, entre eles Imbituba, que ficou entre as dez cidades mais procuradas.

ALUGUEL POR TEMPORADA É OPÇÃO MAIS SEGURA

Com esta mudança de comportamento, o público tem buscado alternativas mais seguras de turismo, evitando aglomerações e optando por espaços mais reservados, como casas ou apartamentos. A Airbnb registrou, em 2020, um aumento de 150% na procura por imóveis para aluguéis para curto e médio prazo em pequenas cidades praianas e campo/serra. Mesmo com cerca de um ano após a pesquisa, o cenário continua favorável para a locação de imóveis em áreas turísticas.
Os dados mostram ainda que o público vem optando por esse novo método de aluguel mais simples e sem burocracias que, muitas vezes, oferece preços mais vantajosos do que em processos tradicionais realizados pela rede de hotelaria. Rentabilizar um imóvel torna-se uma opção muito viável e lucrativa para os donos de imóveis que querem investir num mercado seguro, que segue valorizando e oferece retorno.
Todas essas mudanças nos padrões de comportamento dos viajantes influenciam diretamente o que eles esperam de uma estadia. Em 2021, entre as comodidades mais buscadas no Airbnb, estão wi-fi, cozinha equipada, acomodações petfriendly, estacionamento e ar-condicionado.
E este é o momento propício para investir em imóveis que gerem lucratividade através de aluguéis por temporada. Diante dos números, a conta é simples: navegar a favor da maré que o turismo promete para a temporada de verão. Para isso, soluções eficientes para rentabilizar os imóveis aparecem como fundamentais para aproveitar o bem mais valioso que a pandemia ensinou para o mundo: o tempo.

ACQUA VILA HOME CLUB É O INVESTIMENTO IDEAL

Localizado numa das praias mais procuradas do sul catarinense, o empreendimento da Lumma Construtora é uma excelente opção de investimento. Próximo a toda infraestrutura que o município oferece, em uma das mais belas praias turísticas de Santa Catarina, a Praia da Vila possui poucas opções de rede hoteleira, tornando a procura por aluguéis a opção com melhor custo-benefício.
Com entrega da primeira torre prevista para 2023, Acqua Vila Home Club será o empreendimento mais completo da região, contando com a maior piscina com borda infinita da região (raia de 50 metros), salão de festas, espaços gourmet, salão de jogos, playground e muito mais.
Tudo isso a apenas 200 metros da praia, e 90 km de Florianópolis. Apartamentos com vista permanente para o mar, e próximo de diversas praias e pontos turísticos da região.

Quer saber mais sobre o nosso empreendimento? Clique aqui! e entre em contato com nossos consultores.